Wednesday, May 02, 2007

Risoto Apimentado de Camarão e Peixe

Camarão e pimenta é uma dupla que está no tabuleiro de toda baiana. E, como todo mundo sabe, é realmente uma combinação excelente! Resolvemos italianizar essa tradição da culinária nordestina e fizemos um risoto que é nada mais do que uma "sopa enxuta".


Ingredientes:

- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- azeitonas a gosto
- 250g de camarão pré-cozido
- 2 filés de peixe
- 1 porção grande de arroz cozido
- queijo Gloucester picado (para o acabamento)
- 200g de molho vermelho Jalfrezi (apimentado)

Obs.: O molho Jalfrezi é pra dar cor ao risoto e é bem apimentado. Se não encontrar, pode substituir por molho de tomate comum e adicionar pimenta caiena, cominho, cardamomo, coentro, gengibre e chilli (a gosto).


Preparo:

1) O arroz é o básico... pode ser arroz de risoto (arbório), mas usamos o basmati (grão mais longo) que também é gostoso.

2) Picar a cebola e depois o alho (quem se sentir mais à vontade pode usar o pilão com o pau-de-socar-alho...), refogar no azeite extra-virgem e acrescentar o camarão (não deixe murchar). Sal a gosto.


3) Grelhar os filés de peixe pincelados com azeite e polvilhados com pimenta.


4) Adicionar o molho vermelho, apimentado ao camarão. Quando levantar fervura, adicionar o peixe já grelhado e previamente desfiado.


5) Num refratário, juntar aos poucos o arroz e o molho. Distribuir o queijo sobre o risoto e levar ao forno para gratinar (5 a 10 minutos).

Esta receita é suficiente para 2 pessoas com bastante fome!
A pimenta pede um vinho encorpado.

Bom apetite!


Labels:

3 Comments:

Blogger Leo Dutra said...

Fala Daniel! Vamos tentar a receita por aqui. Pensei que você fosse iniciar a coluna "toques do cozinho". Um abraço

7:05 pm  
Blogger igordutra said...

Eu nunca tinha ouvido o termo 'cardamomo'. Deve ser algo paulista pois a Loira acabou de me perguntar como eu não sei o que é isso. Vou ter que fazer meia receita pra mim já que minha mulher não come nada que venha do mar ou que tenha penas.

7:59 am  
Blogger DSerravalle said...

Ôpa, vou iniciar o Toques do Cozinho, sim. Mas esse mês ainda não veio a bolsa! Estamos pobres de marré, marré, marré ...

Olha, a primeira vez que encontrei "Cardamon" foi em Norwich, em 2005, por intermédio de um indiano. Até então nunca tinha ouvido falar dele. Inclusive, quem me disse o nome em português foi uma gaja portuguesa. Gostei do Cardamomo logo de cara! Depois encontrei ele de novo no mercado público de Floripa. Fizemos vários frango curry e tchais (um chá delicioso). Mas agora fiquei intrigado e fui no dicionário Houaiss.... taí

n substantivo masculino
Rubrica: angiospermas.

1. erva (Elettaria cardamomum), da fam. das zingiberáceas, nativa da Ásia, onde é amplamente cultivada por suas sementes ovóides e picantes, de uso medicinal e como condimento; cana-do-brejo.

2. semente de diversas plantas, de diferentes gên. da fam. das zingiberáceas, como p.ex. o amomo, us. como condimento

3. m.q. cana-do-brejo (Amomum cardamom)

Cana-do Brejo!!! hehe. O Cardamomo quando está inteiro parece uma espiga de milho em miniatura. Dentro tem um monte de sementinhas marrons, aromáticas, de sabor peculiar. Recomendo .... um abraço mancuniano

9:31 pm  

Post a Comment

<< Home